Rotina e bem estar para as crianças

A rotina traz muitos benefícios e bem estar à família, mas principalmente para a criança . nesses tempo dificeis em que odas as nossas atividades estao diferentes, porque agora trabalhamos e estudamos em casa. Nao podemos sair para passear ou ate mesmo visitar os familiares.

E agora? A ansiedade aumenta, a desorganização toma conta do dia, e nos perdemos.

Vamos olhar para esse momento de outra maneira.

Estamos mais próximos de nossos filhos. A demanda de cobrança externa diminuiu. Não há necessidade de ficar horas parados no transito e o estresse da correria e falta de tempo esta menor.

Mesmo que permaneçam as atividades como as escolares e de trabalho, elas estão acontecendo de maneira diferente. Agora os pais são professores também, e cozinham, limpam a casa, fazem exercicios e tudo mais o que precisar.

Esse momento acaba gerando ansiedade e sensação de tédio, pois estamos muito acostumados a sair todos os dias, e aos finais de semana muitos compromissos de lazer.

Vamos precisar rever nossos hábitos e nos readaptar.

É um momento de transformação, momento para revermos nossas atividades, nosso tempo e nosso investimento de energia. Vamos nos reinventar, olhar para nossa casa,

Vamos fazer desse momento de ficar em caso, algo produtivo, para ficarmos com nossa familia e nos aproximarmos ainda mais de nossos filhos.

Vamos ver como é possivel fazer isso:

  • Acorde e se organize, mentalmente e emocionalmente
  • Respire, medite Ore e agradeça por mais um dia, e que seja muito produtivo e feliz
  • Mentalize as atividades fundamentais para aquele dia, o que as crianças precisam fazer, e o você precisa entregar
  • Quando todos levantarem, se aprontem, troquem de roupa e estejam dispostos e preparados para um novo dia
  • Reuna-se com sua família no café da manhã, para conversarem e combinarem as atividades do dia
  • Dividam as atividades de casa, arrumem e deixem cheirosa e limpa, cada um arruma sua cama, tira seu prato da mesa, separa a roupa para lavar. Assim todos estarão animados para criar, produzir e aprender
  • Agora sim estão prontos. Cada um direcionado a sua tarefa
  • Hora do almoço, todos se encontram para conversarem sobre como foi o periodo da manha e conversar sobre como se sentem, e o que produziram
  • período da tarde, todos voltam para suas atividades,
  • lanche da tarde, todos se reúnem e cada um responsável por alguma tarefa, um coloca a mesa, outro faz o suco, os sanduíches, a outra pessoa tira a mesa e lava a louça
  • retorno às atividades
  • ligar para familiares e amigos, para diminuir a saudade
  • jantar
  • todos se preparam para dormir
  • os pais avaliam o dia e já pre organizam o dia seguinte, com tranquilidade e carinho

Nesse período é importante lembrar que as crianças precisam brincar. Também precisam fazer as atividades escolares e ter o momento do ócio para absorverem tudo o que conheceram e vivenciaram.

Brincar com jogos de concentração, como quebra cabeça, domino, cruzadinha, ligue pontos, dominó e muitos outros.

Brincar de jogos e fazer atividades dinâmicas e corporais: brincar de estátua, pular amarelinha, circuito, pular corda.

Atividades artísticas como: pintura (giz, tinta, lápis), desenhos, recorte e colagem, carimbos.

As atividades físicas também são fundamentais para os adultos e crianças, e vocês podem organizar o momento para fazer isso juntos.

Descobrir novas atividades como, dança, música, yoga, mindfulness, alongamento, meditação, e que sejam inseridas na agenda do dia a dia, e que podem auxiliar muito no controle da ansiedade.

O importante é organizarem juntos as tarefas do cotidiano, manterem a tranquilidade e uma relação saudável. Esse é o momento de transformarmos nossa realidade, de revermos nossos conceitos, nossas relações e prioridades de maneira mais assertiva, pois agora temos tempo para sentir e refletir sobre nossas decisões.

Quer fazer mais pela rotina dos seus filhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima