Como Criar uma Rotina Diária para os Filhos – Orientação prática

A rotina diária para para os filhos e para a família é essencial para toda a base de construção e sedimentação do conhecimento que a criança recebe em seu dia a dia.

A rotina traz organização mental e emocional para a criança e para toda a famlía, pois desenvolve rituais familiares com consistência e segurança que ajudam no desenvolvimento de bons hábitos. por exemplo: você quer que seu filho crie o habito da leitura, ele precisa ler todos os dias, e para isso acontecer deve estar em algum horário da rotina. O mesmo para arrumar o quarto e para tomar tomar banho.

Essa estruturação reduz estresse e conflitos entre os pais e os filhos, pois tudo ja esta combinado e a criança pode prever o que vai acontecer, nāo será uma surpresa. Portanto tamvem prepara a criança para aprendizagem, pois permite que ela tenha foco e atençāo adequada nas ações e experiências que tera . Criança ansiosa, nervosa e insegura, faz birra e desafia as orientacões o tempo todo.

Vamos entāo entender alguns passos importantes para criarmos e estabelecermos uma rotina estruturada e adequada para nossos filhos.

Rotina Diária

  • As atividades de rotina do dia devem ser viáveis e reais. Muita atividade na agenda, sobrecarrega e estressa do mesmo jeito. Alem de deixarmos de realizar muitas coisas porque nāo deu tempo. O importante é a qualidade e não a quantidade, assim mensuramos a produtividade do dia.
  • A escolha das atividades do dia sāo baseadas nas atividades obrigatórias (alimentação, higiene, estudo/trabalho, e organização do ambiente) e pela prioridade de entrega do dia. O que realmente é importante fazer naquele dia, dilua as atividades na semana para não pesar, e se tronar cansativo. Todos precisam de tempo para brincar, ler, pensar na vida…essas atividades sempre são retiradas as lista quando o tempo aperta. Mas lembre-se elas são prioridades!
  • A casa deve ter seus espaços adequados e a criança precisa entender que cada lugar tem sua função. Escovamos os dentes no banheiro (não na sala assistindo desenho), nos alimentamos sentados à mesa (não sofá assistindo tv), e a tarefa da escola é feita na mesa, não deitado na cama. Não importa o tamanho da casa, a criança deve ter seu espaço para brincar, para fazer a tarefa, para comer. E nisso esta incluindo manter o local organizado. Portanto, brincou guardou, almoçou, leva o prato ate a cozinha, acabou atarefa da escola, guarda os livros.
  • Diversidade de brincadeira. Correr, pular, sāo atividades NECESSÁRIAS. Mesmo que seja pular almofadas, brincar de vivo-morto, criar um circuito de passar por baixo da cadeira, andar em cima da corda ate o quarto, e fazer 10 polichinelo. Independente do espaço que você tem, as crianças precisam de atividades agitadas, tranquilas, leitura de livro, jogos de montar, pintar e criar. Essa diversidade auxilia no desenvolvimento de todas as habilidades. motoras, cognitivas e emocionai

A organização da rotina esta diretamente ligada aos hábitos e costumes dos pais. Somos o exemplo e os guias de aprendizagem para nossos filhos.

Vamos nos organizar para ensinar a criança como se organizar.

Vamos tornar o ambiente mais tranquilo, para que a criança possa ter seu desenvolvimento emocional e cognitivo mais intenso e adequado, principalmente nesses tempos tao inseguros de pandemia.

Precisa de ajuda para Organizar a Rotina dos seus Filhos? Agende uma Consulta Personalizada

!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima