Como estimular a criatividade das crianças

Como estimular a criatividade de nossos pequenos ?
A criança é naturalmente criativa, mas nem sempre tem a oportunidade de aproveitá-la.


“Uma criança que é incentivada a pensar fora da caixa saberá procurar soluções inovadoras para os problemas” (Torie Seeger- Universidade de Nova York)


O nosso pensamento flexível e criativo tornou-se essencial para os dias atuais.


E como podemos proporcionar momentos que estimulem a criatividade?


🔸️incentive atividades ativas : ler e brincar, são atividades altamente estimulantes. Ao contrário da TV e smartphone que apenas reproduzem ideias dos outros e a criança permanece passiva ouvindo.
🔹️deixe a criança fazer escolhas : sempre que seguro e possível, permita que seu filho pense e decida por ele : a roupa que vai usar, a brincadeira que quer fazer, o livro que gostaria de ler.
🔸️ tolere a bagunça durante a brincadeira: permita a criança desordens e bagunça, para que ela possa criar e inventar. Não há “jeito certo de fazer”. Após a brincadeira podemos orientar e auxiliar na organização. 🔹️Participe de projetos criativos: pais que participam de projetos criativos com os filhos ajudam na ampliação de vocabulário e habilidades de pensamento mais flexíveis (Judy Lyden- School Garden – Indiana)
🔸️inspire grande pensamentos : incentive a curiosidade da criança, fazendo perguntas, evitando dar respostas prontas, incentivando novas experiências e brincadeiras. Isso torna os momentos mais significativos e com grande estímulo.
Podemos e devemos fazer parte dos momentos de brincar com nossos filhos. Mas incentive a criatividade com resolução de problemas, decisões e escolhas com apoio, durante as atividades do dia a dia.
🔹️ofereça materiais seguros para a exploração : as crianças adoram coisas diferentes e inventar maneiras de explorar as coisas, então ofereça tintas não tóxicas para pintar com os dedos, os pés, pincéis, esponjas, algodão, argila e massinha que sejam inofensivas se ingeridas. Roupas, sapatos e chapéus para vestir devem ser fáceis de vestir e tirar, mas que não ofereça risco.
🔸️ não force a criança a brincar:  não insista para que uma criança se envolva em brincadeiras ou atividades artísticas que ela não está interessada. Incentive, mas não obrigue. Ele pode ate participar, mas sua atenção e motivação pode diminuir rapidamente. Acima de tudo, você quer que seu filho perceba que o processo criativo é um prazer de descobertas e alegria, não uma tarefa a ser obrigado a realizar.
🔸️ fazer barulhos: embora pareça contraditório ao que orientamos as crianças, cantar juntos (seja uma música que você compõe ou que você cantou 100 vezes) pode ajudar as crianças a se sentirem desinibidas, diz Erin Clabough, Ph.D. , autor de Second Nature . Também melhora a memória, o reconhecimento de palavras e a familiaridade com a sequência e a rima, que contribuem para a prontidão da escola . Pratique o uso da sua voz de outras maneiras, como imitação de animais , de meios de transporte, e inventar músicas novas utilizando instrumentos musicais. 

A criatividade é um recurso que será muito utilizado pela criança em sua vida toda. Seja para resolver problemas, recriar novas condições de brincadeira, trabalho ou atividades escolares e para se adaptar ao mundo.

Brincar é a melhor maneira de desenvolver essa habilidade e promover o habito de criar e inventar.

Referência : How to Nurture Your Child’s Imagination

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima