Brincar de boneca estimula o cérebro

Que brincar de boneca é importante para o desenvolvimento infantil, que auxilia nos desenvolvimento de habilidades, nós já sabíamos! Mas agora os pesquisadores da Cardiff University descobriram as partes do cérebro que são estimuladas, e pela primeira vez podem explorar e verificar o impacto que a brincadeira de boneca tem no cérebros de meninos e meninas.

O estudo teve a duração de 18 meses, e a equipe monitorou a atividade cerebral de 33 crianças, com idades entre quatro e oito anos, enquanto brincavam com bonecas. Os pesquisadores publicaram as conclusões do estudo na revista Frontiers in Human Neuroscience.

Quando as crianças brincam de boneca, partes do cérebro que permitem que as crianças desenvolvam empatia e habilidades de processamento de informações sociais são ativadas, é o sulco temporal superior posterior (PSTS), responsável por essa habilidade. Mesmo quando elas brincam sozinhas. Constataram também que essa mesma área tem muito menos ativação dessa mesma parte do cérebro quando as crianças brincaram com tablets por conta própria.

“Usamos esta área do cérebro quando pensamos sobre outras pessoas, especialmente quando pensamos sobre os pensamentos ou sentimentos de outra pessoa. Eles incentivam as crianças a pensar sobre as outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras ”.

Dr. Gerson

Esse estudo foi conduzido pela Mattel (a criadora da Barbie), em conjunto com a Cardiff University, para verificação neurocientífica e detecção com precisão e evidência sobre as regiões neurais que são ativadas enquanto as crianças brincam de faz de conta.

As imagens analisadas foram capturadas durante as atividades das crianças: brincando com as bonecas sozinhas; brincando com as bonecas junto com outra pessoa (assistente de pesquisa); jogando com o tablet sozinho, e jogando como tablet com outra pessoa (um assistente de pesquisa). Foram utilizadas grandes variedades de Barbies e dos jogos dos tablets, com proposta de jogos abertos e criativos (em vez de uma regra ou jogos baseados em objetivos) para fornecer uma experiência de jogo semelhante à de boneca.

Empathetic Leadership Matters More Today Than Ever, Mattel's Research Shows  The Importance Of Doll Play

Foram verificadas a ativação das regiões do sulco temporal superior pré-frontal e posterior, utilizando como instrumento a espectroscopia no infravermelho próximo, durante o brincar livre com bonecos ou jogos de tablet com um parceiro social ou sozinhas.

O jogo social ativou as regiões pré-frontais direitas mais do que a brincadeira individual. As crianças estimularam o sulco temporal superior posterior durante a brincadeira de boneca sozinha, mas não durante a brincadeira de tablet. Isso sugere que elas estavam ensaiando habilidades sociais cognitivas mais com bonecas. Essas descobertas sugerem que o jogo social utiliza várias regiões neurais e destacam como a brincadeira com a boneca pode atingir padrões semelhantes de ativação. A ativação acontece quando a criança brinca de boneca sozinha.

Brincar de boneca pode ser uma oportunidade única para as crianças praticarem interações sociais importantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia.

Fonte: Neuroscience

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima