Estágios de desenvolvimento Segundo Piaget

Piaget descreveu 04 etapas de desenvolvimento cognitivo, Teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. O pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, sendo caracterizada por 04 fases de acordo com a idade, inicia com movimentos involuntários, ao nascimento do bebê, e finaliza quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

0 – 2 Sensório motora:

A inteligência esta nas ações e na exploração do ambiente. O bebê inicia o desenvolvimento da coordenação motora, passa de movimentos involuntários, para voluntários.

Caracteristicas da fase:

  • Experimentação
  • Curiosidade
  • Permanência do objeto
  • Inicio do movimento simbólico
  • Imitação: do que vê e do que ouve

2 – 7 Pré operatório

Inicia a aquisição da habilidade de pensar conceitualmente , inteligência simbólica, representação. A realidade esta no que vê, leva tudo ao pé da letra.

Caracteristicas da fase:

  • Inicia o reconhecimento no espelho
  • Imitação diferida
  • Centralização
  • Dificuldade em se colocar no lugar do outro, egocentrismo
  • Os objetos têm sentimentos humanos
  • Começa a desenhar
  • Brinca de faz de conta

7 – 11 anos

Comeca a entender analogias, mas apenas em eventos concretos. Inicio das operacoes mentais, entende mais de um aspactos das situacoes.

  • Gostam de colecionar
  • Brincam com jogos de tabuleiro
  • Adquire Conservacao
  • Desenvolve logica matematica

12 anos ou mais

Entende o mundo atraves do pensamento logico. Utiliza razoes abstratas para especular sobre situacoes hopoteticas, considera as possibilidades logicas e analisa.

  • Desenvolve logica matematica
  • Egocentrismo adolescente
  • Adquire razao moral
  • Raciocinio dedutivo
  • Logica indutiva
  • Planejamento
  • Imaginacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima