Recado para os pais: Crianças saudáveis, adultos bem sucedidos

Como os pais podem influenciar na potencialização do desenvolvimento cerebral de seus bebês e proporcionar um futuro brilhante?

Os pais são as referências e maiores influenciadores para seus filhos.

Você pode ajudar muito no desenvolvimento do cérebro e no futuro dele. Garantindo um início de vida seguro, saudável e enriquecedor.

Na sua infância e nos primeiros anos de vida, é provável que você tivesse pelo menos uma influência forte, positiva e consistente que ajudou a desenvolver seu potencial e protegê-lo do perigo.

Quem foi essa pessoa para você?

É uma grande responsabilidade criar filhos – e muitas famílias estão pedindo ajuda.

Os primeiros 1.000 dias da Coalizão da Flórida estão dirigindo famílias a programas voluntários que aumentam a capacidade das famílias de dar aos filhos o que precisam.

E por que é importante que uma criança tenha um crescimento saudável primeiro 1.000 dias de vida?

Porque o desenvolvimento mais rápido ocorre nesses primeiros 1000 dias de vida. Uma janela crítica para aprender a ver, falar, andar e pensar, e a conectar os neurônios, acontece nesse período. E influenciarão por toda a vida.

Lacunas de desenvolvimento podem ser fechadas mais tarde, mas com muito mais dificuldade.

A grande importância dos pais nesses primeiros 1000 dias de vida, é devido:

– ao sucesso acadêmico e social à medida que amadurecem

– a menos custos associados a doenças ou dificuldades de desenvolvimento mais tarde

– a menor chance de problemas de saúde mental / comportamental, porque as crianças são protegidas da violência ou recebem ajuda para curar após o trauma

– ao alto potencial de produção de células cerebrais sendo desenvolvidas nesse período,

– ao poder que a voz e toque dos pais têm na qualidade das conexões sinápticas (conexões entre os neurônios) para o processo de aprendizagem infantil

– nesse período os bebês absorvem com mais facilidade dos estímulos recebidos

– e a experiências ruins na infância têm efeitos cumulativos que ameaçam o crescimento e o sucesso de uma criança ao longo do tempo.

Momentos de brincadeira, ambiente organizado, rotina estruturada e principalmente o afeto e atenção são primordiais para desenvolvimento pleno e saudável de bebês e crianças.

Por isso os pais podem influenciar positivamente o desenvolvimento cerebral de seu filho, ou não. Depende das condições ambientais e emocionais oferecidas a eles.

Desde a gestação, mais especificamente, em torno do 21º dia pré-natal o cérebro esta produzindo células nervosas e as conectando. Então os cuidados e estímulos devem começar com o bebê ainda no ventre.

É simples, mas não é fácil. Muitas vezes precisamos reorganizar e redefinir nossos hábitos alimentares, sociais e de trabalho para promover saúde e qualidade de vida para o bebê e para nós mesmas.

Por isso caso esteja com dificuldades, o melhor é procurar um profissional de saúde especialista para que esses 1000 primeiras dias sejam prazerosos. E o bebê possa ter as melhores experiências para se desenvolver de maneira plena e saudável.

 

Fonte: First 1000 days

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima