crianças na balança

Como potencializar o desenvolvimento físico de nossos filhos

Podemos potencializar o desenvolvimento físico de nossos filhos e alunos. Alias devemos, pois as crianças precisam desse estimulo para desenvolverem habilidades para amarrar os sapatos, comer, escrever, depois dirigir um carro e pilotar um avião, se desejar.

Sabemos que os bebês estão começam a aprender antes mesmo de nascerem. E quem não deseja que nossos filhos sejam os melhores que podem ser e desenvolvam-se ao máximo que podem ?

A boa noticia é que com algum conhecimento sobre como as crianças aprendem e os passos sequenciais que podemos seguir para estimula-los, podemos auxilia-los nesse processo de desenvolvimento em todas as áreas. Principalmente fornecendo muitas experiências em casa para ajudá-las a alcançar seu potencial.

Lembre-se sempre que algumas crianças progridem mais rápido do que outras. O tempo gasto em cada etapas não reflete sua inteligência ou suja capacidade de se desenvolver. Eles podem ter uma personalidade que precisa de mais tempo internalizar seu aprendizado.

É muito simples, mas não podemos deixar esse estimulo só para a escola. “Meu filho brinca no parque da escola e tem educação física”. “Picar papel em casa vai fazer muita sujeira, brincar de canetinha, então, nem pensar”. Os estímulos são percebidos de maneiras diferentes ela criança, quando é na escola e quando é em casa. Ela precisa experimentar em ambos os ambientes.

Para potencializar o desenvolvimento físico das crianças

– a alimentação deve ser saudável com bom valor nutricional

-uma boa noite de sono é fundamental para que a criança tenha energia e disposição

crianças brincando no parque

– estimular brincadeiras e atividades que a criança precise utilizar suas habilidades motoras: equilibrar, galopar, pular, arremessar, escalar, para fortalecer os músculos dos braços, pernas e tronco. Parquinhos têm todos os desafios e estímulos que a criança precisa encontrar

– incentive também habilidades finas como: rasgar papel, cortar, pintar com os dedos, pinceis e lápis, massinha de modelar, montar um colar com contas pequenas,

– esteja com a criança para incentivar a transmitir segurança. Deixe que a criança, suba, trepe, você pode dar orientações como: “segure firme”, mas permita que ela desafie seus limites e sinta-se feliz por conseguir.

As brincadeiras que estimulam os movimentos do corpo, as atividades que necessitam a utilização dos dedos e do olhar atencioso, trazem muitos benefícios para o desenvolvimento motor da criança.

Próximo post falaremos sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima