desenvolvimento do cérebro da criança

Por que os primeiros anos de vida são tão importantes?

Os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento saudável e responsável por todo o processo de aprendizagem ao longo da vida.

A maneira como a criança se desenvolve durante esse período afeta o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico, com influência em sua fase adulta.

Na primeira infância, o cérebro humano chega a 90% de seu tamanho adulto. Essa fase representa o período em que as crianças pequenas atingem marcos de desenvolvimento que incluem: regulação emocional, desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras.

Todos esses marcos podem apresentar atrasos ​​quando as crianças experimentam cuidados inadequados e ambientes estressantes, porque o organizamos libera hormônios que, excesso, danificam o cérebro. Portanto, o ambiente, é um fator de grande interferência na vida da criança.

Esses fatores estressores que podem afetar o cérebro e comprometer seriamente o crescimento físico e as conexões cerebrais. Além disso, interferem mais do que qualquer outro período de desenvolvimento na infância. Pois essa fase prepara o cenário para: desempenho escolar, alfabetização, saúde emocional e comportamento social. E o cenário futuro também, como capacidade de tomar boas decisões, situações de risco, hábitos alimentares, resolução de conflitos e relacionamentos saudáveis sociais.

O brincar deve estar presente na vida da criança
Primeiros anos de vida

Cuidados e ambiente que provam estimulo e segurança são indispensáveis para a formação da criança:

– ambiente favorável: no qual a criança sinta segurança em explorar. Que a criança possa brincar, se divertir e conhecer o mundo que a cerca. Tenha rotina estruturada e tranquila.

vínculo afetivo: com adultos responsivos e cuidadosos, que deem atenção, afeto e segurança. Adultos que participem e estimulem o desenvolvimento dos bebês e crianças

– alimentação saudável : que as crianças possam ser amamentados sempre que possível. E que tenham as refeições realizadas com sua família e a alimentação apropriada a idade e valores nutricionais.

A participação dos pais ou de um adulto afetuoso e responsivo, tem impacto direto no desenvolvimento e formação da criança. Por isso, proporcionar uma infância segura e afetiva, é a base de crianças felizes e adultos confiantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima